Dúvidas Frequentes

Quer saber mais sobre a F(x)? 
Abaixo você encontra respostas para as dúvidas mais frequentes e pode nos conhecer!

O que é a F(x)?

Uma plataforma, que, por meio da tecnologia, cria um novo conceito de eficiência para os processos de busca, análise e contratação de operações de crédito.

Como funciona uma operação na F(x)?

A primeira etapa é realizar o cadastro da empresa na F(x) e iniciar uma nova operação. Com base nas informações da sua empresa e de suas garantias, nosso algoritmo de matching analisa quantos financiadores cadastrados são compatíveis com a sua operação. Após essa análise, compilamos as informações da sua empresa e a preparamos para a listagem em nosso pregão.

O que é o Matching?

O matching é um processo de cruzamento quantitativo realizado por nosso algoritmo. Sua função é medir a compatibilidade da sua operação com o perfil de crédito dos financiadores do mercado brasileiro.

O que é o Relatório de Matching?

É resultado da análise do nosso algoritmo. Ele apresenta, de forma intuitiva, quantos financiadores são compatíveis com a sua demanda por crédito, considerando as características da sua operação.

O que é o Pregão F(x)?

O Pregão F(x) é o ponto de partida da negociação entre o empresário e o financiador. Nesse momento, a partir da análise do Perfil da Empresa, os financiadores inserem uma ou mais estruturas indicativas, sinalizando o interesse na operação.

O que é uma Estrutura Indicativa?

Uma estrutura indicativa (ou bid) é uma proposta não vinculada realizada por um financiador durante o Pregão F(x), indicando os principais termos para início da negociação (dentre eles, valor, taxa, prazo e garantias envolvidas).

Como faço para negociar com um financiador?

Fica a cargo da empresa selecionar a estrutura indicativa mais adequada às suas necessidades de crédito. Após receber uma ou mais estruturas indicativas em um Pregão, a empresa poderá selecionar uma delas para avançar nas negociações diretamente com o financiador. Em princípio, a empresa poderá escolher apenas um bid por pregão, para negociar em regime de exclusividade.

Até que ponto da operação a F(x) participa?

Apesar das operações não serem formalizadas por meio da Plataforma F(x), nossa equipe oferece todo o apoio às empresas durante a fase de negociação que se dá após o Pregão F(x).

Para o empresário, quais as vantagens em utilizar a F(x)?

Com um cadastro único, ampliamos o acesso das empresas ao mercado financeiro ao permitir o acesso das mesmas a uma rede composta por mais de cem perfis de crédito cadastrados por nossos financiadores. Desta forma, as empresas conseguem centralizar as informações necessárias para iniciar uma busca por crédito em uma única plataforma. Além disso, nosso algoritmo de matching identifica os financiadores que teriam uma maior compatibilidade com a sua operação, e com nosso modelo de pregão aumentamos a competitividade nas cotações por crédito para a sua empresa.

Após o meu primeiro cadastro, em quanto tempo recebo o resultado de minha análise?

Em até 72hs úteis a plataforma enviará o resultado de sua análise de matching, contemplando os termos da análise e os próximos passos.

Como os meus dados serão apresentados aos financiadores?

A partir das informações preenchidas no Perfil da Empresa, os financiadores terão acesso à sua demanda por crédito e estarão aptos a incluir propostas no pregão.

O que é o Perfil da Empresa?

O perfil contempla os principais pontos abordados nas análises de risco de crédito e cadastro de um financiador. Ele dispõe de análises qualitativas e quantitativas, e é elaborado com base em informações disponibilizadas pela sua empresa. A partir dele, os financiadores têm acesso às informações relevantes de maneira organizada, agilizando a dinâmica de propostas no pregão.

Preciso atualizar as informações do Perfil da Empresa?

Sim, para que as análises feitas pelos financiadores sejam mais assertivas, recomenda-se a atualização periódica do Perfil da Empresa. Nossa equipe está pronta para ajudar sua empresa no processo de atualização.

Posso cadastrar mais de uma operação de crédito?

Sim, desde que as duas operações não utilizem simultaneamente as mesmas garantias.

Quando eu e o financiador estabelecemos o primeiro contato?

O primeiro contato é estabelecido a partir da seleção da melhor estrutura indicativa.

Qual o custo para participar?

Para a listagem no pregão, será cobrada uma remuneração proporcional ao volume de estruturas indicativas recebidas, de modo que nossa remuneração é proporcional à competitividade gerada em nossa plataforma. No momento da liquidação do crédito, é devida uma remuneração de sucesso, baseada no valor efetivamente desembolsado.

Quem pode ser um consultor?

Qualquer pessoa jurídica que possua relacionamento com empresas de médio e grande porte que queira utilizar nossa tecnologia para acessar uma base maior de financiadores e alavancar os seus negócios.

Como posso me tornar um consultor?

Acessando o nosso site de consultores ou através do endereço consultores@fdex.com.br, para tirarmos suas dúvidas, explicar como funciona a plataforma e analisar o seu perfil. Toda a relação entre a F(x) e os seus consultores é formalizada contratualmente.

Como funciona a remuneração?

Os consultores da F(x) têm direito a uma parcela das receitas geradas pelas empresas de sua carteira. Além disso, caso no futuro essa empresa acesse a plataforma diretamente, o consultor continuará a receber a sua remuneração.

Existe algum custo para me tornar um consultor F(x)?

Não, não há custos para tornar-se um consultor credenciado na F(x).

E se a empresa que eu indicar não gerar nenhuma receita?

De modo a manter os interesses alinhados, os consultores da F(x) são remunerados de acordo com a receita gerada por empresas de seu relacionamento para a plataforma.

O que acontece depois que eu cadastrar uma empresa do meu portfólio?

Vamos trabalhar ativamente para o sucesso da operação e a comunicação com a empresa poderá ser feita pela equipe da F(x).

Qual é o meu vínculo com a F(x)?

Estabelecemos somente uma parceria comercial, não existindo qualquer vínculo empregatício.

Posso participar de quais Pregões F(x)?

Inicialmente, você está habilitado para participar de qualquer pregão que tenha dado matching com o seu Perfil de Crédito.

Quem pode se cadastrar como um financiador?

Instituições financeiras, investidores institucionais e fintechs com mandato para operações de crédito.

Posso cadastrar mais de um perfil de crédito?

Sim, um financiador pode cadastrar quantos perfis de crédito desejar, atendendo aos mais diversos critérios de elegibilidade.

Como os meus dados serão apresentados às empresas?

Todas as estruturas indicativas de um Pregão F(x) são cadastradas anonimamente. A empresa só saberá o nome do financiador quando a exclusividade for concedida à sua proposta.

Posso cadastrar mais de uma estrutura indicativa no mesmo pregão?

Sim.